terça-feira, junho 01, 2010

SANGRAR DO RECTO



O Que Fazer se Começar a Sangrar do Recto?

Sangrar do recto é sempre um sinal de que se passa algo errado, mesmo se o sangramento é moderado e parece inofensivo.

Sangrar do ânus
O recto é a parte final do intestino grosso e acaba no ânus. Quando há sangramento desta zona, o problema pode não ter grande importância, mas pode também indicar complicações sérias, e é por isso que não é aconselhável ignorar o sangramento.

Na maioria dos casos, deve-se a problemas intestinais de diversos tipos, e estes só podem ser diagnosticados por um médico. O tratamento depende do diagnóstico, como é óbvio. O problema pode ser combatido aliviando os sintomas ou com antibióticos, mas também poderão ser necessárias transfusões ou cirurgias. É essencial que descubra a causa do sangramento.

O que pode provocar o sangramento retal?

A causa mais comum do sangramento rectal moderado são as hemorróidas e as fissuras. As hemorróidas são veias inchadas na zona do recto ou do ânus, que podem provocar dor, sensações desagradáveis, sangramento e uma sensação de ardor. Podemos distinguir hemorróidas internas e externas – as últimas normalmente não são dolorosas.

Um médico poderá dar-lhe instruções sobre como aliviar os sintomas. No caso de uma trombose hemorroidal, é necessária uma intervenção cirúrgica. Além das hemorróidas, pode sangrar do recto devido a fissuras. Estas são consequência de fezes duras, e também podem ser dolorosas. Em ambas as causas de sangramento retal é aconselhável o amolecimento das excreções, com alimentos ricos em fibras e banhos quentes.

Depois dos 40 anos, o sangramento também pode ser provocado pela diverticulite, que poderá obrigar à hospitalização ou a uma intervenção cirúrgica. O sangramento pode também ser provocado por infecções bacteriológicas, tumores, pólipos ou lesões. O sangramento rectal pode ser também resultante de um corpo estranho que tenha provocado uma perturbação no canal alimentar ou de uma corrosão gástrica.


Quais são os sintomas do sangramento rectal?

O sintoma óbvio é a presença de sangue em qualquer quantidade ou cor. Mas podemos também referir dores de estômago ou uma dor acentuada no recto e no ânus. Podem também ocorrer vertigens, sensação de debilidade e desmaios.

Quando devemos procurar ajuda médica?
Deve procurar ajuda médica caso o seu sangramento retal seja acompanhado por febre, dor de estômago ou abdominal, se não se sente bem em geral, vómito, perda de peso, alterações na digestão, diarreia, e também caso o sangramento se agrave.

A ajuda médica deve ser procurada imediatamente caso esteja a perder uma grande quantidade de sangue, desmaios, respiração ofegante e aumento da pressão sanguínea, ou quando as fezes têm uma coloração preta. Os médicos irão fazer-lhe uma infusão ou uma transfusão, se for necessário. O tratamento que se segue dependerá da causa do sangramento.

O que pode fazer em casa?

Quando falamos de uma quantidade muito pequena de sangue que aparece no papel higiénico e que caso contrário nunca seria detectada, se o sangramento não aumentar e acabar por desaparecer, não precisa ir ao médico. A situação descrita é indicativa, normalmente, de hemorróidas. Caso contrário, deve sempre procurar ajuda médica. Pode também recorrer a loções, que pode comprar na farmácia.

Adicionalmente, deve beber oito a dez copos de água por dia e tomar duches ou banhos regulares, para manter a pele em torno do ânus sempre limpa. Deve comer alimentos ricos em fibra, como por exemplo, ameixas secas. Não passe demasiado tempo sentada na sanita. Pode também usar compressas frias para aliviar a dor.

Saúde/Sapo

Sem comentários: